Call center: (81)8214-4793 | (81)8214-4793   teclenetadm@gmail.com   Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019

Tecnologia de ponta

Equipamentos modernos

infraestrutura própria e moderna
investimos constantemente em equipamentos e na capacitação profissional


CONHEÇA AS TECNOLOGIAS FTTH E FTTC

A fibra óptica é uma ótima opção para quem deseja uma internet mais rápida e estável e ela pode ser viabilizada através de diversas tecnologias.

Aqui, vamos explicar as duas tecnologias mais comuns disponibilizadas pelos provedores de internet: a FTTH e a FTTC. Ambas são extremamente vantajosas e representam melhoria significativa na navegação e velocidade de transmissão quando comparamos a outros tipos de conexão.

O QUE É FTTH?

FTTH é uma sigla em inglês que significa fiber to the home, ou seja, fibra até a casa. Essa tecnologia é feita de forma direta entre o provedor de internet e o usuário, onde a fibra óptica é colocada diretamente em sua residência.

A tecnologia FTTH permite altíssimas velocidades de internet, podendo transmitir grandes pacotes de dados em pouquíssimos segundos.

Como a conexão é direta, sua qualidade e capacidade de banda larga é maior que as demais. Entretanto, por ser individual, o custo de instalação é maior para quem opta por esse serviço. 

O QUE É FTTC?

O modelo FTTC (fiber to the curb) se refere à fibra óptica que vai até o poste (curb), ou seja, a conexão é feita entre o provedor e um dispositivo instalado no poste. Dessa forma, o equipamento que ficaria na casa do usuário fica na rua e é utilizado para entregar internet para demais usuários de uma vez.

A conexão até a casa do usuário é feita através de um switch. Entretanto, assim como o uso, o custo de instalação é dividido e torna essa opção mais econômica e muito viável já que a velocidade, mesmo dividida, é alta e a conexão bastante estável

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ELAS?

Como visto anteriormente, a principal diferença é o tipo de conexão feita entre o provedor de internet e seu usuário. No primeiro caso, a ligação é feita de forma direta entre eles, enquanto que no segundo há um equipamento intermediário chamado switch que fica no poste próximo à casa do usuário.

Um ponto positivo da FTTC é sua maior cobertura pelas operadoras, pois os postes são de fácil acesso e isso torna essa opção mais fácil de ser encontrada no mercado. Além disso, em alguns prédios e condomínios, não é permitido novas instalações de cabos, o que impede o uso do FTTH.